Fatores que afetam a ferrugem no aço inox em reservatórios de agúa

O aço inox na fabricação de reservatórios de água possui uma camada protetora que o torna altamente resistente à corrosão e à ferrugem. Atualmente, existem mais de 150 variedades de aço inoxidável no mercado.

Reservatório de água mineral 250 m³
Reservatório de água mineral 250 m³

Alguns tipos de aço inoxidável são mais propensos à corrosão do que outros, dependendo do teor de cromo. Quanto maior o teor de cromo, menor a probabilidade do metal enferrujar.

Fatores que afetam a ferrugem no aço inox em reservatórios

Vários fatores podem afetar a capacidade do aço inox de resistir à corrosão. A composição do aço é a maior preocupação quando se trata dessa questão. Os elementos presentes nos diferentes graus de aço inox podem ter efeitos adversos na resistência à corrosão.

O ambiente onde o metal é utilizado é outro fator que pode aumentar as chances de ferrugem do aço inoxidável. Ambientes com cloro são altamente corrosivos. Além disso, ambientes com água salgada podem acelerar a corrosão do aço inox.

Projeto dos reservatórios

A preparação durante a fase de planejamento do reservatório de água mineral ao utilizar aço inox pode compensar a longo prazo. Então certifique-se de que o metal seja usado em áreas com mínima penetração de água para reduzir danos à superfície. Nos casos em que o contato com a água for inevitável, devem ser aplicados furos de drenagem. O projeto também deve permitir a livre circulação de ar para evitar danos à liga.

Fabricação

Durante a fabricação, deve-se ter cuidado especial com o ambiente ao redor para evitar contaminação cruzada com outros metais. Tudo, desde ferramentas, unidades de armazenamento, rolos de torneamento e correntes, deve ser cuidadosamente monitorado para evitar a entrada de impurezas na liga. Isso pode aumentar o potencial de formação de ferrugem.

Manutenção

Após a instalação da liga, a manutenção regular é fundamental para a prevenção da ferrugem, limitando também a progressão de qualquer ferrugem que já possa ter se formado. Remova a ferrugem formada por meios mecânicos ou químicos e limpe a liga com água morna e sabão. Você também deve cobrir o metal com um revestimento antiferrugem.

As formas mais comuns de corrosão em aço inox são:

Corrosão localizada

É uma forma de ataque corrosivo localizado que produz pequenos buracos na superfície de um metal. A camada passiva do aço inox pode ser atacada por certos elementos químicos, sendo o sal o mais comum. No entanto, esse tipo de corrosão é evitada garantindo que o aço inox não entre em contato prolongado com produtos químicos nocivos ou escolhendo um tipo de aço que seja mais resistente ao ataque. Essa corrosão é um processo lento que pode levar anos para se tornar visível.

Corrosão intersticial

A corrosão em fendas, também conhecida como clivagem ou fissura pode aparecer em pontos específicos do reservatório. Em fissuras muito estreitas, nem sempre é possível que o oxigênio acesse a superfície do aço inoxidável, tornando-a vulnerável a ataques. A corrosão em fendas é evitada vedando as fissuras com um selante flexível ou usando um grau mais resistente à corrosão.

Corrosão geral

Normalmente, o aço inox não corrói uniformemente como as ligas normais e os aços carbono. Mas, com alguns produtos químicos, especialmente ácidos, a camada passiva pode ser atacada uniformemente dependendo da concentração e da temperatura. Assim a perda de metal é distribuída por toda a superfície do aço. Aliás, o ácido clorídrico e o ácido sulfúrico em algumas concentrações são particularmente agressivos com o aço inoxidável.

Fissuração por corrosão sob tensão

Esta é uma forma relativamente rara de corrosão que requer uma combinação muito específica de tensão de tração, temperatura e espécies corrosivas, muitas vezes o íon cloreto, para ocorrer. Aparece repentinamente como uma fratura frágil do componente. As aplicações típicas onde isso pode ocorrer são em tanques de armazenamento de água quente.

Corrosão intergranular

Esta é uma forma bastante rara de corrosão. Se o nível de carbono no aço for muito alto, o cromo pode combinar-se com o carbono para formar o carboneto de cromo. Isto ocorre em altíssimas temperaturas. Este processo também é chamado de sensibilização e normalmente ocorre durante a soldagem. O cromo disponível para formar a camada passiva é reduzido e pode ocorrer corrosão.

Já a corrosão galvânica pode ser evitada separando os metais com um isolante não metálico, como a borracha.

Veja também: O melhor material para a fabricação de reservatórios de água mineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *