Há muitos fatores a considerar na fabricação de um reservatório de água mineral. Por exemplo, o material a ser usado, bem como a capacidade de armazenamento, tamanho e formato são elementos importantes.

Portanto, o projeto do reservatório deve ser desenvolvido com total atenção aos detalhes para que o resultado final possa atender as expectativas da indústria.
Por que usar o aço inox na fabricação do reservatório de água mineral?
Tanques estão disponíveis em vários materiais, como concreto e polietileno, cada um com seus benefícios. No entanto, tanques de aço inoxidável são considerados a melhor escolha. Por quê? Veja a seguir.
1 – Proteção contra corrosão
O aço inoxidável oferece uma durabilidade tremenda em comparação a outros materiais. Ele resiste à oxidação pela água, bem como biocidas, o que é uma característica benéfica para uma empresa que trabalha com água mineral. Além disso, um revestimento interno ou externo não é necessário para tanques de água de aço inox.
2 – Durabilidade e longevidade
Tanques de aço inox oferecem alta resistência à cavitação, corrosão por frestas, bem como desgaste em águas contaminadas e puras. Este material permanece dúctil em uma ampla faixa de temperaturas e pressões.
É resistente ao calor e permanece inalterado pela exposição à radiação prejudicial. Além disso, não há risco envolvido com tanques de água de aço inox, como congelamento, ferrugem ou rachaduras.
3 – Reciclável
O aço inox é considerado uma liga metálica segura, o que significa que é ecologicamente correto. Nos últimos anos, houve grandes avanços na produção de aço inoxidável. Esses avanços se concentram no uso de energia e recursos naturais.
Na maioria das vezes, novos reservatórios de água de aço inoxidável compreendem de 60 a 70% de material reciclado, tornando-os biodegradáveis e recicláveis. Isso também ajuda a reduzir a pegada de carbono de um fabricante e do usuário.
4 – Higiênico
Reservatórios de concreto são inadequados para armazenar água mineral porque não tem boas propriedades higiênicas. O concreto é suscetível ao crescimento de bactérias e mofo, bem como vazamento químico. Sendo porosos, esses tanques lixiviam cálcio, que contamina o suprimento de água.
No entanto, o aço inox é um material higiênico. Ele tem uma alta estabilidade de filme passivo, o que contribui para sua inércia na água. Como resultado, o aço inox garante um reservatório de água mineral totalmente higiênico, diferente dos reservatórios de água construídos com concreto.
5 – Mobilidade
A maioria dos reservatórios de água de concreto são construídos no local e permanecem fixos. No entanto, isso pode não ser adequado para todos. Se uma empresa muda de endereço, é impossível mover uma planta de concreto.
Por outro lado, os reservatórios de aço inox podem ser facilmente movidos usando uma empilhadeira ou por outros meios. Isso ajuda a eliminar o custo de comprar um novo, bem como o estresse e os esforços associados a ele. Lembrando que um reservatório pode ser construído in loco, caso haja dificuldade de acesso para o seu deslocamento e instalação no local.
6 – Valor estético
Reservatórios de água feitos de outros materiais mais baratos não são tão bonitos de se ver. Eles parecem sujos com mofo, depois de alguns anos em operação. Já os reservatórios de aço inox parecem aerodinâmicos e podem combinar com qualquer ambiente.
Além disso, são fáceis de limpar. Além disso, os reservatórios de água mineral de aço inox têm um ciclo de vida mais longo e exigem menos reparos ou manutenção.
7 – Alto valor econômico
A manutenção e o manuseio adequados tornam o aço inoxidável uma escolha econômica para reservatórios na indústria de água mineral. Como se sabe, a corrosão é uma das principais causas conhecidas de desintegração de tanques e equipamentos de processos. No entanto, o aço inoxidável é composto de ferro e no mínimo 10,5% de cromo, o que ajuda a prevenir a corrosão.
A presença de cromo também contribui para a propriedade de autocura do aço. Outro fato importante é que o aço inoxidável não reage com gases ou líquidos armazenados dentro do tanque. Isso ajuda a reduzir as chances de acidentes causados por uma combinação desastrosa de metal e gás ou líquido tóxico.
Veja também: Escolhendo o fabricante certo de reservatórios de aço inox