Os diversos tipos de água encontradas na natureza

05 Tipos de água

Sempre nos referimos à água como àquela que usamos para nossa higiene, para matar nossa sede ou para a preparação de nossos alimentos. No entanto, a natureza apresenta diversos tipos de água e cada uma possui sua peculiaridade e sua utilidade.

A água pode ser classificada de acordo com sua salinidade, sendo dividida nos tipos de água doce, salobra ou salgada.

A água doce é aquela que apresenta menor quantidade de cloreto de sódio (sal), sendo chamada de “doce” simplesmente por não apresentar sal e não por conter açúcar. Desta forma, apesar do termo utilizado, ela é a água que usamos comumente, encontrando-se disponível nos rios, nos lagos e em muitas reservas subterrâneas. Mesmo sendo a mais utilizada, a água doce representa apenas 2,5% do total de água existente no planeta.

Por sua vez, a água salgada, está entre os tipos de água com maior quantidade na Terra, com 97,5% de todo o volume presente, é a água rica em sais dissolvidos, contendo principalmente cloreto de sódio e não servindo para uso humano ou animal.

Por último, podemos encontrar a água salobra, que possui características intermediárias, apresentando determinada quantidade de sais dissolvidos, tendo maior quantidade do que a água doce e menor do que a salgada, sendo mais comum nas áreas de mangue, no litoral, onde os rios encontram o mar.

A água salobra também pode ser encontrada em poços subterrâneos. Muitas vezes, ao perfurar um poço artesiano, encontramos a presença de contaminantes indesejáveis na água, como sais minerais ou microrganismos que tornam a água imprópria para uso.

Antes, ao descobrir um poço de água salobra, a atitude mais comum era lacra-lo, arcando com os prejuízos da mão de obra e da utilização de equipamentos. Um poço de água salobra sempre representava prejuízos, tanto para o responsável pela perfuração quanto para o cliente que solicitou o poço.

Contudo, com as recentes tecnologias para tratamento de água, é possível remover os mais diversos contaminantes e tornar a água salobra em água pura, potável, pronta para ser usada em todas as necessidades.

O tratamento de água salobra aplicado pode remover a dureza, o ferro, fluoretos e cloretos da água, tornando-a potável e até possibilitando seu uso para aplicações mais exigentes, como uso em processos produtivos industriais, para uso na indústria farmacêutica, para a hemodiálise e muitos outros.

As mais leves contaminações de ferro e de outros minerais podem ser tratadas, conforme as necessidades de utilização da água, desde tratamentos simples a partir da dosagem de determinados produtos, até os tratamento mais complexos.

O tratamento da água salobra utilizam equipamentos de osmose reversa, ou dessalinizadores, permitindo conseguir água de alta qualidade, com pureza superior a 97% a custos abaixo de um real por metro cúbico de água tratada.

Outros tipos de água

Além da classificação dos tipos de água em apenas três categorias, também podemos considerar uma subclassificação de água, como a potável, a mineral, a destilada e a deionizada.

A água potável é aquele definida como água doce própria para consumo humano e animal, tendo como características principais a ausência de cor, de odor e de sabor, sem a presença de microrganismos patogênicos e contendo alguns importantes minerais naturais.

A água mineral, por seu lado, é dos tipos de água que possuem características físico-químicas especiais, trazendo benefícios ao ser humano, já que são enriquecidas com sais minerais em maior quantidade do que a água potável, sendo, por sua vez, subclassificadas conforme sua composição química, sua fonte e suas propriedades medicinais. Na maior parte das vezes, a água mineral também é potável.

A água destilada é uma água especialmente produzida em laboratórios, através do uso de um destilador, que retira todos os sais presentes na substância, deixando-a totalmente pura, sem a presença de qualquer substância dissolvida. A água destilada é usada em laboratórios, na produção e desenvolvimento de medicamentos e para baterias de veículos. Mesmo sem a presença de sais, pode também ser usada para consumo humano.

A água deionizada é dos tipos de água submetidas a processos para remoção de íons, sendo utilizada em laboratórios de pesquisa, na indústria alimentícia, farmacêutica e eletrônica, entre outras. Apesar de não apresentar substâncias iônicas em sua composição, a água deionizada ainda possui substâncias moleculares.

Em razão de sua utilização e aplicação, também encontramos a água contaminada e a água poluída, dois tipos de água que surgiram em razão da falta de conscientização sobre a necessidade de preservação desse importante recurso natural

A água poluída apresenta modificações em suas características químicas e físicas, sendo alterada por substâncias produzidas por uso humano ou industrial, enquanto que a água contaminada possui em sua composição organismos e substâncias que podem provocar ou transmitir doenças, não devendo ser consumidas, já que colocam em risco a vida humana.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.