Em comparação com outros metais, você sabe o que torna o aço inox a melhor opção para a fabricação de reservatórios de água mineral? E por que é usado amplamente em diferentes indústrias?

Além disso, o aço inox resiste em altas temperaturas, diferente de outros materiais. Além dessas características, as propriedades únicas do aço inox, sua aparência e sua baixa necessidade de manutenção, o tornam uma escolha perfeita para muitas aplicações.
Reservatórios de água mineral fabricados em aço inox são resistentes à corrosão
Por que o aço inox não sofre os efeitos da corrosão? Por que ele não enferruja? A resposta é curta: por causa do cromo. O ferro, sendo o metal base na maioria dos aços inox, geralmente enferruja de forma rápida quando exposto ao oxigênio.
São vários os motivos da popularidade do aço inox. Por exemplo: é mais resistente à corrosão (não enferruja) e tem maior resistência ao calor e à oxidação do que outros metais.
O que separa o aço inox do aço carbono ou de outros tipos de aço é a camada de óxido de cromo que é adicionada. Esta camada trabalha para formar um filme passivo que aumenta muito a resistência à corrosão e, por sua vez, minimiza a ferrugem.
Assim sendo, ao aumentar a quantidade de cromo aumenta a resistência à corrosão. O aço inox tem muitas opções de ligas diferentes e a metalurgia diferente de cada liga resulta em diferentes famílias de aço inox e diferentes graus dentro dessas famílias.
Principais famílias de aço inox
Aço inox austenítico (série 300): os austeníticos mais usados são conhecidos por sua grande resistência ao calor e à corrosão.
Aço inox martensítico (série 400): ao contrário do tipo de aço citado anteriormente, o martensítico pode ser endurecido com calor. Esses tratamentos o tornam mais forte do que outros tipos.
Aço inox ferrítico (série 400): contendo mais de 12% de cromo, os aços ferríticos não são endurecíveis por tratamento térmico, mas ligeiramente endurecíveis por laminação a frio.
Endurecimento por Precipitação (Graus PH): as ligas PH de aço inox contêm pequenas adições de cobre, alumínio, fósforo ou titânio. Depois que uma peça é formada a partir dessas ligas, ela recebe um tratamento de envelhecimento. Assim, esses elementos precipitam como compostos intermetálicos duros que aumentam significativamente a dureza e a resistência.
Duplex: este tipo é chamado de “duplex” porque essas ligas possuem uma microestrutura bifásica que consiste em grãos de aço inox ferrítico e austenítico.
Dentro dessas famílias, existem diferentes graus de aço inox. A adição de diferentes elementos altera a química de cada grau. Além disso, altera os fatores desse grau que podem afetar a aplicação do material.
Os diferentes graus têm propriedades e capacidades diferentes e, portanto, são usados para propósitos diferentes. A maior parte da produção de aço inox está dentro de um grupo de 10 ligas. No entanto, existem mais de 250 ligas que podem ser usadas atualmente.
Uma breve história do aço inox
O nascimento do aço remonta cerca de 4.000 anos, quando as armas à base de ferro começaram a substituir o bronze devido a sua maior resistência. Grandes avanços ocorreram no final do século 19 e início do século 20, quando o aço começou a ser produzido comercialmente.
Em 1856, Henry Bessemer surgiu com uma nova maneira de reduzir o teor de carbono, introduzindo oxigênio no ferro fundido. Isso levou a uma variedade de desenvolvimentos em aço. Em 1904, um cientista francês, Leon Gillet, desenvolveu uma mistura de ligas que compunham o aço inoxidável.
Em 1913, Harry Brearley documentou esse processo, observando a resistência à corrosão e patenteando o primeiro martensítico. Originalmente denominado “aço sem ferrugem”, ele logo começou a ganhar popularidade nos mercados devido à sua superfície brilhante e tremenda força.
Foi uma verdadeira maravilha da tecnologia e realmente modernizou indústrias como transporte e medicina. Seus vastos benefícios tornam a vida cotidiana mais fácil. Certamente você não conhece ainda todos os modos de uso desse material porque a lista é grande.
A maioria das pessoas ouve a palavra aço inoxidável logo pensa em utensílio de cozinha como garfos e facas. No entanto, o aço inox é usado em milhares de aplicações diferentes.
Veja também: Fatores que afetam a ferrugem no aço inox em reservatórios de agúa