O que você precisa saber sobre o aço inox para seu reservatório de água mineral

Se você ouviu falar que o aço inox é o melhor material para a fabricação de um reservatório de água mineral, mas ainda tem algumas dúvidas, neste artigo vamos explicar por que o aço inox é tão usado em várias indústrias.

aço inox
Tanque de aço inox

Saiba que há uma grande variedade de aços inoxidáveis, que apresentam resistência à corrosão. No entanto, o mais amplamente utilizado, é o aço inox austenítico padrão 316. Ele é recomendado para todas as superfícies que entram em contato com algum tipo de produto. 

Todo o aço inoxidável é igual

Na verdade, os aços inoxidáveis ​​são uma família de ligas, que podem ter uma grande variedade de propriedades, dependendo do seu uso. Os aços inoxidáveis ​​são freqüentemente usados ​​por sua aparência ou resistência à corrosão, mas também por sua resistência ao calor. 

O melhor tipo de aço inox é escolhido de acordo com a aplicação. Os graus se encaixam em ramos da família, chamados de austeníticos, ferríticos, duplex, martensíticos ou endurecimento por precipitação, dependendo de sua estrutura cristalina.

O aço inox não enferruja

A rigor, o aço inoxidável não enferruja. Algumas publicações do setor até dizem que não. Mas como todos os materiais, existem alguns ambientes que são muito corrosivos e eles serão atacados. Afinal, até o ouro se dissolve numa mistura potente de ácidos nítrico e clorídrico. 

E às vezes, quando o aço inoxidável é atacado, o produto da corrosão se parece com a ferrugem. O aço inox resiste à corrosão melhor do que a maioria dos outros metais por causa de uma camada passiva muito fina e incolor que se forma espontaneamente na superfície. 

Quando a camada passiva é violada, geralmente ela se forma novamente de maneira espontânea. Em ambientes agressivos, como muito perto da praia, onde há muito sal no ar, a camada passiva pode não ser capaz de se formar e pode ocorrer alguma corrosão. 

Embora o aço inoxidável possa parecer ‘enferrujado’, ele irá corroer muito mais lentamente do que a maioria dos outros metais, e ainda poderá ser reparado muito tempo depois de qualquer outro metal comum de engenharia.

Aço inox 316

O aço inox 316 oferece cerca de 9.000 vezes a vida útil do aço carbono. O grau 304 seria semelhante, embora não tanto. E isso em um ambiente onde cada milímetro de aço carbono seria completamente corroído em cerca de quatro anos.

Obviamente, a camada passiva da qual o aço inoxidável depende para proteção deve ser formada. Freqüentemente, quando ele parece estar enferrujado, na verdade ele foi contaminado com aço carbono, que enferruja, é claro! Assim, o aço inox leva a culpa. 

O segredo é fabricar o aço inox em uma área onde não haja contaminação com aço carbono proveniente de ferramentas, equipamentos e utensílios de armazenamento. E se houver contaminação, o aço deve ser tratado para removê-lo.

O aço inox não é magnético

Alguns tipos de aço inoxidável, incluindo os mais comuns, os austeníticos, não são magnéticos. Mas a maioria dos tipos: os ferríticos, martensíticos, duplexes e os graus de endurecimento por precipitação, são magnéticos. 

A resistência à corrosão não é afetada de forma alguma pelo fato de o grau do aço inoxidável ser magnético ou não. Isso porque a resistência à corrosão depende de quantos elementos de liga que ele possui, especialmente cromo e molibdênio.

Mesmo os austeníticos podem se tornar um tanto magnéticos quando são deformados. Tente colocar um ímã no canto de uma pia de aço inox, geralmente algum magnetismo pode ser detectado. A incrível capacidade do aço inox austenítico de se deformar sem quebrar é usada para personalizar um tanque de armazenamento da forma que o cliente precisa.

O aço inox é caro?

Os aços inoxidáveis ​​custam mais do que os aços carbono. Mas o desempenho extra dos aços inoxidáveis ​​mais do que compensa a diferença, e o inox costuma ser a forma mais barata de fazer o trabalho. 

Normalmente, os aços carbono precisam ser pintados para proteção contra corrosão e, mesmo que o custo de instalação inicial seja mais baixo, sua vantagem desaparece no dia em que precisam ser repintados. Sem dúvida, o custo do aço inox por dia durante sua vida útil será muito menor.

Veja também: Vantagens do aço inox sobre aço carbono para reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.