Reservatórios de água mineral do Brasil são fabricados com aço inox

A maioria das indústrias brasileiras prefere utilizar equipamentos feitos com aço inox, pois eles garantem um produto final de alta qualidade. As empresas que trabalham com reservatórios de água mineral precisam garantir que a água seja de total qualidade.

Reservatórios de água mineral
Reservatórios de água mineral

A água mineral deve atender as normas do setor para que seja liberada para o consumo. Exatamente por isso, os empresários procuram usar materiais que não alterem as características da água, sendo que o aço inox é o mais indicado. Isso porque é resistente à corrosão, não enferruja e é de fácil manutenção.

Importância dos reservatórios de água mineral

Hoje em dia, devido à importância dos reservatórios para as empresas, tornou-se primordial utilizar o aço inox na fabricação de tanques. Sem dúvida, o aço inox é um dos produtos mais utilizados no Brasil e no mundo.

Outro fator importante é que eles são resistentes a oxidação, são muito duráveis e de fácil higienização. Isso garante mais economia para as empresas, já que gastam menos dinheiro com reparos ou a substituição do tanque.

Material de má qualidade gera prejuízos

Certamente, quando uma empresa usa um tanque de baixa qualidade e sem as características ideais, a água armazenada nele pode ter alguma alteração e não ser própria para o consumo. Isso causa muitos transtornos e prejuízos para as indústrias.  

Felizmente, as principais indústrias brasileiras de reservatórios de água mineral prezam pela qualidade. Dessa forma, buscam utilizar os melhores materiais para o armazenamento da água.

O que é aço inox

Aço inox é o nome de uma família de ligas à base de ferro conhecidas por sua resistência à corrosão e ao calor. Uma das principais características do aço inox é o teor mínimo de cromo de 10,5%, o que lhe confere uma resistência à corrosão superior em comparação com outros tipos de aços. 

Da mesma forma que outros aços, o aço inox é composto principalmente de ferro e carbono, mas com a adição de vários outros elementos de liga, sendo o cromo o mais proeminente. Outras ligas comuns encontradas nele são níquel, magnésio, molibdênio e nitrogênio.

Características

O aço inox apresenta diversos benefícios para a indústria de água mineral. A seguir, vamos citar algumas que são mais importantes:

– Resistente a corrosão e as mais variadas temperaturas.

– O aço inox tem alta durabilidade e é de fácil limpeza (o que evita contaminação pela presença de bactérias ou microrganismos nocivos).

– São fabricados com as dimensões e tamanhos de acordo com as necessidades do cliente.

De fato, com todas essas características os tanques de aço inox têm vários tipos de utilidades dentro das indústrias. Por exemplo: armazenar os mais variados produtos como a cerveja, sucos, iogurtes, vinhos, leite, iogurte, entre outros.

É preciso lembrar também que os reservatórios de água mineral devem ser instalados em locais seguros e controlados. De qualquer forma, o aço inox é adequado para qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Quais são as propriedades do aço inox?

O aço inox tem muitas propriedades desejáveis ​​que contribuem enormemente para sua ampla aplicação na fabricação de reservatórios de água mineral. Acima de tudo, devido ao seu teor de cromo, é extremamente resistente à corrosão. 

O teor mínimo de 10,5% torna o aço aproximadamente 200 vezes mais resistente à corrosão do que os aços sem cromo. Outras propriedades favoráveis ​​para as indústrias que usam tanques de armazenamento são sua alta resistência e durabilidade, bem como tolerância a altas e baixas temperaturas.

Além disso, maior conformabilidade e fácil fabricação, baixa manutenção, longa durabilidade e aparência atraente, sendo ecologicamente correto. Uma vez que o aço inox é colocado em serviço, ele não precisa ser tratado, revestido ou pintado.

Conclusão

Por fim, as indústrias brasileiras de reservatórios de água mineral escolheram o aço inox para a fabricação de seus tanques. Assim, conseguem manter a qualidade da água produzida para o posterior engarrafamento e destino final.  

Veja também: Tipos de tanques de aço inox para reservatórios de água mineral

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.