Água mineral tem validade: saiba por quê

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A maior parte dos consumidores de água mineral não presta atenção num detalhe ao comprar o produto em distribuidoras ou supermercados: o prazo de validade.

A preocupação maior, certamente, é o preço. Afinal, é um produto mais caro do que a água encanada que recebemos em casa e existe uma série de tributos pagos pelo consumidor. Depois do preço, muitos consumidores procuram saber sobre a composição da água, se ela é adequada às suas exigências, sem possui as substâncias que ele está procurando.

Assim, o prazo de validade da água mineral é muitas vezes esquecido, e esse item é um dos mais importantes para saber se ela é ou não própria para o consumo.

O que influencia no prazo de validade da água mineral?

Um dos fatores básicos e que mais influenciam no prazo de validade da água mineral é a forma como ela é armazenada. Segundo a ABINAM – Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral, é importante que a água mineral tenha um lacre e o vaso (seja uma garrafa ou um galão) em perfeito estado. Além disso, é preciso analisar se ela está próxima ou não a produtos químicos que possam alterar o seu sabor.

De uma maneira geral, a água mineral engarrafa em garrafas PET, produzidas de tereftalato de polietileno, é bastante segura. Contudo, se a água ficar armazenada próximo a produtos químicos, como gasolina, pesticidas ou outros mais agressivos, o gosto da água pode ser modificado.

Se a água mineral estiver engarrafada em vidro, ela terá o seu prazo de validade estendido, principalmente porque o vidro isola o líquido de forma mais eficiente do que o plástico da garrafa PET.

Outro fator a ser considerado para a validade da água mineral é a temperatura em que ela é mantida, sendo uma das grandes responsáveis pela alteração do sabor e da aparência. Quando a água fica armazenada em ambientes acima de 35 graus Celsius, o equilíbrio químico é alterado, aumentando as possibilidades de reprodução das bactérias presentes de forma natural no produto, podendo influenciar o cheio e o sabor da água.

Essa condição, quando as bactérias se reproduzem, não tem nada a ver com o envasamento, ou seja, com o fato de ser engarrafada em vidro ou em plástico, e sim com os componentes presentes na água desde a fonte. Assim, deixar uma garrafa de água mineral dentro de um veículo, por exemplo, tomando sol por muito tempo, irá fazer com que as bactérias se reproduzam, reduzindo a validade e, inclusive, a composição da água mineral.

Validade da água mineral: de 6 meses a 2 anos

A Anvisa não determinada a validade da água mineral na fonte, procedimento que a ABINAM também segue e através do qual orienta os engarrafadores de água. Na fonte, ela pode permanecer durante milhares de anos, estando própria para consumo a qualquer momento.

Contudo, a partir do momento em que é armazenada, os seus componentes começam a agir, pois a água está parada e isolada, não mais em contato com o meio ambiente. Assim, as entidades determinam um prazo de validade de um ano para água mineral sem gás, armazenada em garrafas PET. No caso de garrafas de vidro, o prazo se estende para 2 anos.

A água mineral com gás, por outro lado, tem prazo de validade de 6 meses, quando engarrafada em plástico, e de 12 meses, quando engarrafada em vidro. Depois de aberta, a água mineral deve ser consumida no prazo máximo de duas semanas.

Quando se trata de galões plásticos retornáveis, com 10 e 20 litros, a água mineral possui o prazo de validade do vasilhame. O Departamento Nacional de Produção Mineral determina, através de portaria, que os vasilhames têm um prazo de validade de 3 anos para uso.

De acordo com a DNPM, depois desse tempo de uso, os galões começam a se deteriorar através de diversos fatores, como lavagem para reuso, transporte e calor, começando a comprometer a qualidade e a higiene da água mineral. Os levantamentos demonstram que um vasilhame pode ser reutilizado em média 150 vezes. Após isso, deve ser descartado.

A água mineral é um produto que deve chegar ao consumidor com a mesma qualidade com que sai da fonte e, portanto, a fiscalização e o controle devem ser feitos desde a captação até o consumo final, mantendo padrões de qualidade e contendo todas as informações no rótulo, principalmente a validade.

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