Você sabe realmente o que é Água Mineral e que órgãos regulam sua qualidade?

Água mineral qualidade

Conforme foi explicado na postagem anterior, este site irá tratar sobre reservatórios de água mineral e de diversos assuntos relacionados a essa temática. Mas você sabe realmente o que é água mineral? O que a difere da água comum? Quais são os seus componentes? De quem você deve adquiri-la? Tudo isso, caro leitor, você ficará sabendo agora.

De acordo com a Portaria 1006 de 15 de dezembro de 1998, do Ministério da Saúde , “é a água obtida diretamente de fontes naturais (surgência espontânea ou nascentes ou captada através de bombas (poços) de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo e proporção relativa de certos sais minerais e pela presença de oligoelementos e outros constituintes e que sejam bacteriologicamente puras.” Ou seja, a água é um recurso natural e, ao contrário do que muitos pensam, não há nenhum aditivo industrial acrescentado em seu conteúdo.

São diversos os componentes da água mineral, entre eles encontram-se o cálcio, magnésio, potássio, sódio, sulfato, cloreto, bicarbonato, flúor e fluoreto. Esses componentes fazem com que esse tipo de água seja muito rica, gerando uma série de benefícios para quem a consome.

A mesma portaria do Ministério da Saúde, anteriormente citada, estipula determinados padrões que devem ser seguidos após a água mineral ser armazenada. No Brasil existem dois órgãos públicos que regulamentam a qualidade da água mineral, bem como dos reservatórios em que são armazenados pelas indústrias do segmento. Um deles é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é vinculada ao Ministério da Saúde e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). O outro órgão regulamentador é o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que é ligado ao Ministério de Minas e Energia. Desde março de 2014, além de ter a aprovação desses dois órgãos, os copos e garrafas de água mineral devem apresentar também o selo de qualidade do Inmetro, indicando que o produto foi testado e está em conformidade com as normas de segurança alimentar.

Para industrias, é muito importante buscar a aprovação de seus tanques, reservatórios e equipamentos junto a estes órgãos. Já o consumidor final, ou seja, aquele que adquire água mineral em galões ou garrafas nos mercados, bares, restaurantes, etc., deve procurar sempre por uma marca confiável e que seja certificada por esses órgãos.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.