Diferenciais nos reservatórios de água de 15.000 litros a 50.000 litros

Os reservatórios de água devem atender às necessidades de demanda.

Os reservatórios de água devem atender às necessidades de demanda.

Os reservatórios de água que tenham capacidade entre 15 mil e 50 mil litros geralmente são fabricados em aço inox, servindo para edifícios comerciais e residências, podendo atender maior número de pessoas ao mesmo tempo.

A capacidade dos reservatórios desse porte deve ser estabelecida considerando-se o padrão de consumo da edificação, se existe ou não interrupção no fornecimento, o número de pessoas que estarão usando água diariamente e outros fatores, o que nos leva a considerar que um edifício residencial deve ter a capacidade de fornecer água 24 horas por dia, enquanto que um edifício comercial deve considerar o número de pessoas e a quantidade de horas em que estarão trabalhando.

O dimensionamento da capacidade de armazenamento deve levar em conta as indicações da NBR 5626, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Como considerar os diferenciais dos reservatórios de água

Um dos primeiros pontos a levar em consideração ao se dimensionar um reservatório de água é verificar a necessidade de haver um reservatório inferior, que deve acumular o mínimo de 60% da água necessária para o consumo, e um reservatório superior, que possa suprir o fornecimento pela gravidade.

Assim, o reservatório inferior deve ter capacidade maior de reserva do que o superior, uma vez que também é necessário considerar o peso da água acumulada, lembrando que um litro de água tem o peso de um quilo.

Ao considerarmos isso, devemos nos lembrar que o peso de um reservatório de 2 mil litros terá o peso de 2 toneladas e esse valor deve ser levado em conta também na estrutura do edifício onde está o reservatório. Portanto, o seu peso deverá ser o menor possível para que seja suficientemente suportado pela própria estrutura da edificação.

Devemos considerar que a principal função de um reservatório de água é manter a quantidade suficiente para atender as necessidades das pessoas que residem ou trabalham num determinado local e os diferenciais estão muito além da simples capacidade de armazenamento.

É preciso analisar as condições do local onde será instalado o reservatório de água, além das características do fornecimento de água na região onde será instalado o reservatório, entrando aqui uma análise de abastecimento, também considerando possíveis períodos de falta de abastecimento.

Tipos de reservatórios de água

Reservatório de aço inoxidável

O aço inoxidável é um material ideal para quem deseja sempre ter água fresca e limpa, uma vez que o aço mantém a temperatura mais fria durante um maior período de tempo. O aço inoxidável é um material com alta resistência à corrosão, aos impactos e também à vedação, evitando a entrada de impurezas na água.

No entanto, o aço inoxidável é um material que exige bastante cuidado, evitando impactos que possam amassar o material ou provocar riscos que provoquem corrosão. Embora utilize o aço, um reservatório de água com 15 mil litros pode ser considerado leva, pensando em torno de 400 quilos. Para reservatórios com esse tamanho ou maiores é necessário um projeto específico.

O reservatório de aço inoxidável pode ser o ideal para ser colocado na parte superior de uma edificação, já que é de material durável e resistente, não sendo uma estrutura que represente peso de impacto para a construção.

Reservatórios de polietileno

O polietileno é um material leve, flexível, que facilita o manuseio, o transporte e a instalação, podendo atender armazenamento de até 15 mil litros. Assim, é uma alternativa para o uso do aço inoxidável em reservatórios até essa capacidade, notando ainda que é muito mais barato do que o aço e atende praticamente às mesmas exigências em reservatórios dessa quantidade.

Reservatório de poliéster reforçado

Os reservatórios fabricados em poliéster reforçados são os mais indicados para locais que precisam de maior armazenamento de água, sendo um tipo de material fabricado em módulos, em resina de poliéster com fibra de vidro e, como é modular, pode ser montado diretamente em seu local.

O maior diferencial para o reservatório de poliéster reforçado é a possibilidade de ser customizado de acordo com a necessidade de armazenamento, podendo chegar à capacidade de até 500 mil litros.

O reservatório de poliéster reforçado é fabricado sob encomenda.

Reservatório de fibra de vidro

A fibra de vidro é um material bastante resistente para reservatórios de água, podendo atender ao armazenamento de até 25 mil litros de água. Com peso leve, a fibra de vidro é outra alternativa para os reservatórios superiores.

Reservatório de aço carbono

O aço carbono é um material indicado para reservatórios de grande porte, podendo armazenar quantidades muito superiores a até 50 mil litros de água. São encontrados diferentes modelos, já prontos, podendo atender diversas necessidades. O projeto para o aço carbono, no entanto, pode custar mais do que outros tipos de material.

Reservatório de concreto

Também considerados para grandes quantidades de armazenamento de água, os reservatórios em concreto são pré-fabricados, precisando ser concluídos no local da instalação. Vale lembrar que o concreto exige manutenção periódica, não sendo atualmente dos mais aconselháveis para maiores necessidades de armazenamento.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.