Nem toda água mineral faz bem à saúde

05 Nem toda agua mineral

Sabemos que a água mineral é importante para a saúde, mas não é todo tipo de água mineral que traz benefícios. Tudo depende dos seus componentes. A composição química da água mineral pode indicar se ela oferece benefícios para o organismo ou se pode provocar algum dano.

A recomendação é que, antes de comprar uma água mineral, se leia o rótulo, identificando quais componentes fazem parte da água mineral e fazendo a opção pela mais indicada para as necessidades do consumidor.

Em razão do contato da água com rochas, sedimentos, algas ou outros elementos naturais, a água mineral possui propriedades medicamentosas. Assim, a água com maior teor de ferro, por exemplo, é indicada para pessoas com anemia e seu consumo contribui para melhorar o quadro anêmico.

Encontramos também outros tipos de água mineral, cada uma com suas propriedades específicas:

  • Águas radioativas, que ajudam a eliminar cálculos renais;
  • Águas magnesianas, que ajudam na regulação do trato intestinal;
  • Águas ferruginosas, que fortalecem pessoas com anemia;
  • Águas vanáticas, com propriedades antioxidantes, auxiliando na síntese do colesterol e na manutenção do nível de açúcar no sangue.

A variação dos componentes da água mineral devem ser analisadas através do rótulo, procurando consumir o tipo de água mais saudável para cada pessoa.

O consumidor também deve buscar outras informações no rótulo, como o nome da fonte, a natureza da água, sua localidade, nome e endereço do concessionário e a classificação da água, além do ano e mês de envasamento e prazo de validade, que devem ser observados.

Água mineral e o pH

O pH, ou potencial de hidrogênio, indica o nível de acidez numa escala de zero a 14, mostrando se a água mineral é neutra, se medir sete; se é ácida, quando inferior a sete; ou se é alcalina, quando superior a sete.

A água mais recomendada pela medicina é a alcalina, que ajuda a neutralizar os ácidos estomacais e as gorduras ingeridas. Para pessoas que apresentam problemas como úlcera ou gastrite, a saúde pode ter sensíveis melhorias com o consumo de água mineral alcalina.

Quando a água mineral faz bem

Segundo informações da Abinam – Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral, a água é a bebida com maior crescimento de consumo no Brasil, havendo pelo menos 40% de consumidores que compram água engarrafada.

No entanto, é preciso ter atenção, uma vez que alguns componentes da água mineral podem ser prejudiciais à saúde, quando consumidos em excesso. Assim, por exemplo, o nitrato, que deve estar presente na água em quantidade máxima de 50 mg/L, já que acima disso representa riscos para desenvolvimento de câncer estomacal.

Uma das tendências é tomar água mineral alcalina, também conhecida como “água da vida”, já que se especula suas funções antioxidantes, de controle de hormônios e da prevenção do câncer. É necessário observar que não existem estudos científicos que possam comprovar que a água alcalina seja assim tão benéfica.

Enquanto alguns endocrinologistas discordam sobre o benefício da alcalinidade, outros consideram que a água é benéfica para a saúde. De acordo com alguns médicos e nutricionistas, como 70% do corpo humano é composto por água, a água mineral alcalina pode oferecer melhor saúde.

A suposição é que, quando nascemos, somos alcalinos e, à medida que envelhecemos, o corpo vai se tornando ácido e, portanto, a alimentação alcalina é saudável.

Para outros médicos e nutricionistas, contudo, a água mineral alcalina não oferece benefícios, considerado que, se o sangue ficar ácido, o corpo se torna suscetível a infecções, acidose e sepse, embora isso só aconteça quando a pessoa está com alguma doença que descompense o pH do sangue, como a insulina descontrolada do diabetes. Na maior parte dos casos, o corpo possui seus mecanismos para controlar o pH e manter o organismo dentro da normalidade.

Água da torneira em alerta

A ciência ainda não possui estudos científicos sobre o benefício da água mineral alcalina, mas adverte sobre as consequências da água tratada que recebemos pelas torneiras, principalmente nas grandes cidades.

A água fornecida pelo serviço público apresenta grandes teores de cloro e de flúor, que pode deixar a água um pouco mais acide e o excesso de produtos químicos, eventualmente, pode estar ligado ao aumento dos casos de hipotireoidismo.

Embora a água encanada seja segura do ponto de vista de bactérias, já que os produtos químicos eliminam todo e qualquer vestígio de bactérias, poeiras e partículas, quando de trata da questão bioquímica, a água encanada é muito modificada.

A melhor água para consumo humano é a água mineral completamente natural, que não tenha minerais acrescidos artificialmente. Os filtros de ozônio e outros do gênero não oferecem maior qualidade, sendo vendidos apenas por interesse comercial. Portanto, nada melhor para a saúde do que a água mineral escolhida com cuidado para trazer benefícios.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.