Reservatório de águas pluviais.

As cidades brasileiras acabam tendo sua urbanização desordenada, principalmente em relação aos sistemas de drenagem, que não ajudam a impedir as enchentes pelo país. Assim, diante deste cenário, algumas cidades e estados estão criando leis que ajudam a incentivar ou até determinam o uso do reservatório de água pluvial, pois desta forma, pode-se minimizar os impactos das chuvas intensas.

Água pluvial.

A cada dia mais a água se torna o centro das atenções, pois além de ela ser a maior constituinte do corpo humano, se um dia acontecer de ela acabar, terminará não só a vida humana, mas também a maior parte dos serves vivos.

Portanto, devemos consumir a água de forma consciente e também temos que pensar em novas formas de aproveitamento da água. Certamente, com a utilização do reservatório de água pluvial pode-se captar água das chuvas e esta poderá ser reutilizadas de diversas formas.

Águas pluviais.

Em primeiro lugar, a água pluvial é a água que vem das chuvas, que é coletada pelos sistemas urbanos de saneamento básico, que são as galerias de águas pluviais ou esgotos pluviais. Também podem ter tubulações próprias (sendo chamado, neste caso, de sistema separador absoluto, sendo posteriormente lançada nos cursos de água, lagoas, lagos, no mar ou baias).

Consequentemente, a água das chuvas pode ser captada pelo uso do reservatório de água pluvial. Além disso, as águas pluviais não devem se juntar ao esgoto domestico na tubulação destinada a este, pois o esgoto deve passar por um tratamento especifico.

Assim, devemos pensar em novas maneiras de reaproveitar a água e também, ajudar a evitar a falta da mesma em vários cidades e estados, além de consumir a água de forma consciente, evitando o seu desperdício.

Além disso, para manter todo o sistema em funcionamento, algumas ações simples podem ser adotas pela população como: evitar descartar o lixo nas ruas, não fazer ligações de esgoto na rede pluvial e manter áreas permeáveis nos lotes. Assim, a qualidade dos corpos hídricos melhora e consequentemente aumenta a qualidade de vida de toda a população.  

Reutilizando a água das chuvas.

Atualmente, percebe-se que cada vez mais tem se tornado frequente nas construções de prédios ou casas, a utilização do reservatório de água pluvial, pois com a captação da água das chuvas ocorre o aproveitamento de água para os usos não potáveis, como por exemplo, a lavagem de calcadas, pisos, a irrigação nos jardins, além das descargas de água sanitárias.

Acima de tudo, as pessoas devem estar cientes que esta água não é tratada e consequentemente, não deve ser ingerida, pois pode causar infecções e alergias. Neste caso, deve-se beber apenas água tratada forma correta, além de respeitar todas as normas exigidas.

Consequentemente, os componentes para o recolhimento e armazenamento da água das chuvas vão depender das características das edificações. Certamente, a escolha do tamanho do reservatório de água pluvial deve ser de acordo com a disponibilidade hídrica e também levando em conta a demanda. O mais notável é que, quando a água das chuvas não for aproveitada, ela pode ser liberada no solo, pois ajudará a reabastecer o lençol freático.

O aproveitamento de águas pluviais é uma alternativa socioambientalmente responsável, mas a adoção deste sistema não é obrigatório em todas as cidades e estados. Portanto, apenas o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Paraná, tem leis que foram criadas com o intuito de reduzir os impactos das constantes enchentes, que obrigam a retenção de água das chuvas em várias situações.

A China é um país onde a falta de água já tem causados sérios problemas para boa parte da sua população. Assim, o aproveitamento de águas pluviais é feito através de grandes reservatórios, que já beneficiam mais de 15 milhões de pessoas.

Drenagem feita com reservatório de águas pluviais.

O sistema de drenagem de águas pluviais urbanas é o conjunto de obras, equipamentos e serviços que são projetados para receber o escoamento superficial da água das chuvas que caem nas areias urbanas. Assim, é feito o recolhimento da água nas ruas, áreas verdes, estacionamentos e esta é encaminhada aos córregos, lagos e rios.

Entretanto, a água das chuvas podem causar transtornos e até desastres em áreas urbanas que possuem falta de planejamento e infraestrutura. Acima e tudo, um sistema de drenagem adequado proporciona vários benefícios para a população, pois previne os danos causados por alagamentos e enchentes, bem como a contaminação dos recursos hídricos através de lançamentos de esgotos sanitários e lixos.

Certamente, é de fundamental importância ter reservatórios de qualidade e em quantidade suficiente para suprir a demanda. Assim, o reservatório de água pluvial é o ideal para captar a água das chuvas, que pode ser reutilizada de varias maneiras, além de ajudar a minimizar os impactos das grandes enchentes e das chuvas intensas.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.