Reservatório de Água para Irrigação

Reservatório de Água para Irrigação

Na agricultura familiar o reservatório de água para irrigação é muito utilizado por pequenos e grandes produtores. A distribuição de água em sistemas de irrigação para agricultores familiares pode ser realizada de duas formas: por gravidade ou através de conjuntos de moto bombas.

No processo, a unidade de condução de água compreende uma tubulação de PVC, cujo diâmetro varia entre 50 e 100 mm, que bombeia a água até o reservatório de aço inox, que fica elevado. O reservatório de água de irrigação em aço inox permite um menor tempo de funcionamento do conjunto moto bomba. Vemos assim que o reservatório de água pode também ser muito útil na agricultura e em todo setor agrícola, facilitando a vida dos profissionais dessa área.

A água da fonte, que pode ser um rio, uma represa, poço, entre outros, é conduzida por uma tubulação até a área de produção, onde fica o tanque de aço inox. Essa tubulação é ramificada em linhas secundárias, que podem ser chamadas de linhas de derivação.

Os reservatórios de água para irrigação, que num primeiro momento podem parecer ter um alto custo para o agricultor, se pagam com os ganhos de produção, pois o sistema tem potencial para irrigar até 16 canteiros, ou seja, uma produção muito maior do que outros sistemas. Esse fator, ou seja, a lucratividade é o que faz com que o reservatório de água para irrigação seja uma boa opção para os agricultores e donos de propriedades rurais.

Existe também formas de fazer a irrigação das culturas plantadas de forma coletiva, ou seja, pequenos produtores rurais vizinhos, dependendo da distância de suas terras, podem utilizar do mesmo reservatório de água para irrigação. Esse esquema de sociedade permite que agricultores de pequeno porte possam também utilizar desta tecnologia, ampliando sua produtividade e obviamente seus lucros.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.