Os sistemas CIP são amplamente utilizados na indústria de água mineral e nas indústrias farmacêutica, biotecnológica, alimentícia e de bebidas.

O volume dos tanques varia, mas também pode ser projetado e fabricado para atender às aplicações específicas dos clientes.
Introdução aos Sistemas CIP
Os sistemas CIP são sistemas de limpeza no local e geralmente são usados para limpar as superfícies internas de tubos, recipientes, tanques, equipamentos e conexões associadas de processos alimentícios, sem desmontar o processo.
A seguir, confira a classificação dos sistemas CIP:
– Classificação da estrutura: sistema CIP do tipo integral, sistema CIP do tipo dividido
– Classificação do meio de aquecimento: aquecimento a vapor, aquecimento elétrico
– Classificação do modo de aquecimento: tipo placa, tipo tubo, tipo serpentina, tipo vapor.
Princípio de operação
– Controle automático de fluxo para a solução de limpeza.
– Regule automaticamente a temperatura do líquido de limpeza.
– Compensação automática do nível de líquido interno do tanque.
– Compensação automática da concentração de ácido e álcali.
– Transferência automática de um líquido de limpeza para outro.
– Sistema de alarme automático.
Características de um sistema CIP totalmente automático
O sistema de limpeza CIP totalmente automático possui baixo custo operacional, estrutura compacta, tamanho compacto, instalação e manutenção convenientes, além de poder limpar com eficácia equipamentos de produção como cilindros, contêineres e tubulações no local. Todo o processo de limpeza é realizado em um dispositivo fechado, o que reduz significativamente o risco de poluição secundária.
O sistema pode ser dividido em um a quatro, de acordo com as necessidades de produção. Especialmente para sistemas bidirecionais e multidirecionais, ele pode não apenas limpar a mesma ou mais áreas simultaneamente, como também limpar durante o processo de produção. Dessa forma, o tempo de limpeza CIP durante a produção é bastante reduzido.
O equipamento utiliza uma bomba de diafragma pneumática para bombear ácido e álcali concentrados, o que não só reduz a taxa de manutenção do equipamento como também reduz o custo operacional.
Em especial, o sistema CIP totalmente automático, que detecta, adiciona, descarrega, exibe e ajusta automaticamente o líquido de limpeza. Possui alto grau de automação, operação simples e bom efeito de limpeza, atendendo melhor aos requisitos de higiene e ambiente de produção da moderna tecnologia de processamento de fluidos e alimentos em larga escala.
O sistema CIP pode alternar automaticamente vários parâmetros do processo e ajustar automaticamente o tempo de limpeza, o valor do pH, a temperatura e outros parâmetros.
O sistema CIP automático tem um tanque único, um tanque duplo e vários tanques para os usuários escolherem. A utilização deste equipamento deve ser combinada com o layout de equipamentos, tubulações e limpeza da oficina.
Estrutura de Sistemas CIP
O tanque de limpeza pode ser dividido em tipo integral e tipo bipartido, de acordo com a necessidade e o volume de limpeza.
Tipo integral: Tanque de ácido, tanque alcalino, tanque de água quente, tanque de água pura, tanque de água parada, tanque de água de esterilização, tanque de ácido concentrado, tanque alcalino concentrado, trocador de calor, bomba de alimentação, válvulas e conexões de tubulação, etc.
Tipo bipartido: Tanque de ácido, tanque alcalino, tanque de água quente, bomba de alimentação centrífuga, válvulas e tubulações de sucção e retorno, trocador de calor de placas ou tubos, tela sensível ao toque do CLP e gabinete de controle, etc.
Características do aço inox
Aço inox é um termo para uma família de aços-liga resistentes à corrosão que contêm 10,5% ou mais de cromo. Algumas características tornam o aço inox ideal para a fabricação de reservatórios de água mineral. Por exemplo: maleabilidade, resistência à temperatura e estética, entre outros fatores. Os aços inoxidáveis contêm diversos elementos de liga que correspondem à sua composição e grau específicos.
Todos os aços inoxidáveis apresentam alta resistência à corrosão. Aços de baixa liga resistem à corrosão em condições atmosféricas. Por outro lado, aços de alta liga podem resistir à corrosão na maioria dos ácidos, soluções alcalinas e ambientes com cloreto. Isso ocorre mesmo em temperaturas e pressões elevadas.
Classificação do aço inox
A árvore genealógica do aço inox tem vários ramos, que podem ser diferenciados de diversas maneiras. Em termos de suas áreas de aplicação, pelos elementos de liga usados em sua produção ou, talvez a maneira mais precisa, pelas fases metalúrgicas presentes em suas estruturas microscópicas:
- Aços ferríticos
- Aços martensíticos
- Aços austeníticos
- Aços duplex, constituídos por uma mistura de ferrite e austenite
Veja também: Por que a limpeza de reservatórios de água mineral é tão importante?