Exigências para uma distribuidora de água mineral

O empresário que pretende montar uma distribuidora de água mineral precisa saber que existe algumas exigências que devem ser cumpridas. Há uma legislação específica para esse setor que orienta sobre os cuidados que devem ser tomados dentro da empresa.

água mineral
Água mineral

A água mineral é um produto natural bastante delicado e não possui qualquer tipo de conservante ou aditivo químico. Para manter a mesma qualidade apresentada no envasamento, a distribuidora deve adotar alguns procedimentos no que se refere à armazenagem e ao ponto de venda, conforme podemos ver a seguir:

Cuidados com o armazenamento da água mineral

É importante lembrar que a qualidade da água fornecida aos consumidores deve ser a melhor possível. Portanto, a distribuidora de água mineral tem a obrigação de seguir as normas vigentes.  

Na empresa, as áreas externas devem ser pavimentadas, sem qualquer tipo de empecilho. As áreas internas não devem ter vazamento ou goteiras no teto. Além disso, o piso deve estar em nível elevado em relação à rua, possibilitando o escoamento de qualquer líquido.

As paredes, o piso e o teto devem estar sempre secos e sem infiltração. Sendo assim, qualquer tipo de umidade ou bolor deve ser eliminado.

A higienização é fundamental

O depósito deve ser higienizado pelo menos uma vez por semana, sem fazer uso de produtos de limpeza com cheiros fortes. As pias e banheiros devem estar localizadas em local separado do armazenamento.

Se houver grama ou plantas no local, elas devem ser aparadas e mantidas sempre limpas. Isso evita a proliferação de qualquer tipo de inseto. O local de armazenagem deve ser ventilado o suficiente para evitar o desenvolvimento de qualquer tipo de agente poluidor.

Havendo produtos devolvidos por qualquer motivo, estes devem ser mantidos em área própria e isolada dos produtos à venda. Assim pode ser evitada qualquer tipo de contaminação.

No depósito de água mineral é exigido ainda que os ralos internos sejam tampados. Isso porque é importante evitar odores ou a entrada de insetos, microrganismos e fungos. Portanto, manter o local sempre livre de resíduos ou sujeira deve ser prioridade da distribuidora de água mineral.

Normas ABNT

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as seguintes normas devem ser obedecidas.

  • O prazo de validade estabelecido pelo envasador, anotado nos rótulos dos produtos à venda, deve ser respeitado.

Além disso, é necessário respeitar as instruções de empilhamento, havendo a necessidade dos galões serem mantidos a uma altura de pelo menos 25 centímetros do piso, em uma distância de 45 cm da parede e 60 cm do teto.

  • O empilhamento máximo dos galões é de 4 unidades, intercalando com chapas. O produto não pode ser mantido diretamente no piso.

O sistema de entrega deve obedecer ao esquema PEPS de estoque, ou seja, o primeiro produto que entra no depósito deve ser o primeiro a sair. Isso garante a manutenção do prazo de validade.

Cuidados no ponto de venda de água mineral

No depósito e na área de vendas, os funcionários devem ser treinados para seguir as normas de higiene e de apresentação pessoal. Os uniformes devem estar sempre limpos e as mãos lavadas antes de manipular os produtos.

É necessário ainda conferir sempre as condições de higiene e de apresentação dos galões de água antes de repassá-los ao consumidor final. Além disso, é preciso inspecionar os vasilhames entregues pelos consumidores. Também é fundamental verificar suas condições com relação à limpeza e à integridade, bem como o ano de fabricação, respeitando os prazos determinados para sua validade.

O consumidor deve ser orientado a sempre trazer os vasilhames limpos, protegendo a água mineral da radiação solar e da claridade excessiva. Já o distribuidor deve fazer as trocas sempre que solicitadas pelo consumidor.

Orientação aos consumidores

Para garantir uma água mineral de qualidade, o distribuidor deve orientar o consumidor a seguir as instruções da embalagem. Primeiramente, retirar o lacre e a tampa antes de usar os galões, mantendo a higienização do bebedouro e dos vasilhames.

Durante o consumo, é necessário evitar locais com maior claridade ou com temperatura acima do normal. Por exemplo, próximo a motores ou perto de janelas ou portas.

Em residências, também é preciso evitar que os galões fiquem em locais próximos ao fogão, evitando a presença de gorduras, e longe do alcance de crianças, que possam provocar qualquer dano à água ou ao recipiente.

O consumidor deve ser orientado ainda com relação ao tempo de consumo da água de cada galão, que não deve ultrapassar duas semanas depois de aberto. Aliás, havendo necessidade, o consumidor pode trocar o galão de 20 litros por um menor.

Por fim, seguindo os procedimentos determinados pela legislação, o distribuidor de água mineral terá a certeza de que, além de oferecer um produto de qualidade, está contribuindo para a manutenção da saúde do consumidor.

Veja também: Por que o aço inox é ideal para reservatórios de água mineral?

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.