Crenologia: O estudo da água que cura

Crenologia - o estudo da água que cura

A crenologia é a ciência que estuda a utilização da água mineral natural com fins medicinais. O prefixo “creno” é derivado do grego “kreno” que significa fonte de água mineral. Apesar de muitas pessoas serem céticas ou incrédulas no que se refere a crenologia, alguns médicos e cientistas já reconhecem seu valor em diversos tratamentos medicinais.

Muito antes de as indústrias terem o costume de realizar armazenamento em reservatórios de água, a crenologia já era objeto de estudo. Na história da cidade mineira de Caxambu há uma forte ligação da crenologia com a antiga família imperial brasileira, conforme veremos a seguir.

A Princesa Isabel estava ansiosa por um herdeiro, porém tinha dificuldades para engravidar. A princesa recebeu notícias de amigas de Portugal que estavam grávidas e ouviu falar sobre uma fonte natural de águas que curavam em Caxambu. Isabel se submeteu a um tratamento de crenologia e dizem os historiadores que meses depois nascia seu filho, D. Pedro do Grão Pará. As águas de Caxambu são radioativas, porém pela falta de tecnologia na época, não se pode afirmar cientificamente se D. Pedro nasceu por efeito da água mineral ou não.

A crenologia entrou em declínio após a última guerra mundial e somente nos últimos anos voltou a ser pauta entre médicos homeopatas que buscam tratamentos alternativos para os mais variados tipos de enfermidades.

Mas será que as águas minerais radioativas, armazenadas ou não em reservatórios de água mineral, são benéficas para saúde e podem auxiliar no combate de doenças e até mesmo na fertilização de mulheres que antes tinham dificuldades para ter filhos? Essa é uma questão ainda não respondida pela ciência, porém é alvo de discussões recentes por estudiosos da área. No ano de 2009, por exemplo, durante a realização do 18° Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais, houve o 1° Simpósio Brasileiro de Crenologia e Hidrologia Médica, organizado pela comissão Permanente de Crenologia do Departamento Nacional de Produção Mineral. O objetivo do evento era valorizar as propriedades terapêuticas das água minerais brasileiras, que podem ser armazenadas em reservatórios de água. Outro objetivo é estimular a prática do termalismo e do turismo de saúde em estâncias hidrominerais.

Apesar de não ter nada ainda comprovado, há pessoas que creem e dizem ter sido muito beneficiadas pelos poderes da água mineral medicinal. Ressaltamos, que qualquer tipo de água mineral pode ser armazenada em reservatórios de água.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.